Eu iniciei a minha carreira no Design gráfico mas confesso que, apesar de ser fascinada e ter um bom conhecimento, eu não me encontrei na área.
Ainda sim, mesmo depois de 10 anos como Designer de Interface eu me vejo tendo que criar uma Identidade Visual para os meus projetos tendo em vista que,
na grande maioria das vezes os clientes não possuem nada além de um logo antigo em jpg “perdido” em algum lugar, muito menos um Manual de Marca.

O que é Identidade Visual?
Vai muito além de um logotipo. É o logo em todas as suas variações e os elementos que o acompanham.
Fontes, cores, elementos visuais, pode ser um mascote , um slogan, ícones, cartão de visita, papel timbrado, templates, assinatura de e-mail…por ai vai.
Tudo isso faz parte do pacote de Identidade Visual que inclusive devem seguir regras que irão constar em um “Manual de Marca” criado pelo Designer.

Imagine que uma pessoa saia todo dia de casa com um cabelo diferente, maquiagens, óculos e roupas diferençonas, sem padrão nenhum ou nada que te de uma referência
de que aquela pessoa é aquela pessoa e ainda que ela passe na sua frente todo dia você nunca a irá reconhece-la. Se toda vez que sua empresa posta um anúncio,
ou propaganda é usada qualquer fonte, cores ou elementos gráficos etc.. seus clientes nunca vão memorizar e reconhecer a sua marca porque você não tem Identidade Visual.
Um logo não é o suficiente!

Não quero me aprofundar muito nesse tema, pois como eu já disse, não é minha área de atuação, mas gostaria de falar um pouco mais sobre cores e fontes.

Nada mais irritante do que alguém pensar ou dizer “Ah o que importa a cor? ….pode ser qualquer fonte… tanto faz..etc”
Gente, as cores possuem a capacidade de afetar e provocar emoções específicas nas pessoas. Uma cor deve ser escolhida com muito cuidado pois ela pode ser crucial
para o sucesso ou fracasso do seu projeto. E uma fonte nunca será só uma fonte, nem de longe! Uma fonte pode e irá determinar se uma pessoa irá ler algo ou não.
Novamente não irei me aprofundar, apenas mais uma vez defendendo coisas básicas que as pessoas ignoram na hora de abrir seu próprio negócio procurando economizar,
e achando que um logo feito pelo sobrinho(a) no Corel será suficiente para se comunicar com sucesso com o público. Não é!! Por isso, valorizem os Designers, são eles que serão
responsáveis por essa comunicação e pela imagem que a sua empresa irá passar aos seus clientes.