Eu postei aqui um tempo atrás um artigo sobre os valores que eu aprendo e desenvolvo
na profissão de Designer : Empatia, desapego e minimalismo. Hoje vou falar sobre outra
prática que o UX Design vem me trazendo e fortalecendo em mim : Aprender a ouvir!

Como designer eu tinha uma pretensão muito grande de achar que, “eu sei o que é o melhor
pro usuário” não só por estudar, mas por ter naturalmente excesso de empatia e
achar que eu conheço muito bem ser humano e suas necessidades. Grande erro! Foi só estudando
UX pra valer que eu pude perceber que : é fazendo entrevistas, muita pesquisa, testes de usabilidade e recebendo
feedback dos usuários que a “mágica” acontece. OUVINDO, com muita atenção, acima de tudo!

Foi preciso por em prática o difícil exercício de silenciar a minha mente e parar pra ouvir, apenas,
sem questionar ou rebater, apenas ouvir e absorver palavra por palavra. Só assim é realmente possível se
conectar com o usuário e se deparar com necessidades que nem teriam passado pela minha cabeça.

Essa prática que eu levarei pra minha vida cada vez mais pois sei que na grande maioria das vezes o que as pessoas
REALMENTE precisam é serem ouvidas.

 

Quando um amigo seu vem desabafar com você ela está precisando falar e não ouvir, a não ser que ela realmente te peça um conselho.

Uma pessoa que está triste, com problemas ou angustiada precisa de acolhimento acima de tudo, e por tudo pra fora.
Ela não quer conselhos, discurso, sermão, ela precisa de amor. Ser capaz de acolher e ouvir alguém que está precisando
é amor puro! Oferecer isso a alguém tem um poder de neutralizar qualquer sentimento/pensamento ruim.
Uma gota de amor verdadeiro é capaz de iluminar a escuridão mais densa no interior de um ser humano.

Só que isso é muito difícil. Silenciar a mente e parar para apenas ouvir, com atenção, sem dizer nada.. é muito difícil.
Porque incomoda ver alguém triste, incomoda ver alguém sofrendo, a gente não quer se deparar com isso. E também por que
quando se trata de alguém que você se importa a nossa mente começa imediatamente a trabalhar num sentido de “preciso fazer
alguma coisa, preciso ajudar” e achamos que, dizendo ou aconselhando estaremos ajudando, quando na verdade tudo que você
precisa é OUVIR. Claro que isso não vai resolver todos os problemas como mágica, mas ISSO pode fazer esse amigo ou pessoa
querida sua se sentir melhor imediatamente, sem você precisar dizer ou fazer absolutamente nada, pois você fez tudo o que
era preciso!
Esse é o tipo de coisa que “todo mundo sabe”, senso comum… mas na prática eu não vejo isso acontecer.